10/11/2016

Resenha: A fábrica de sonhos da Pixar.

Oi!! No post de hoje vamos trazer mais uma resenha, dessa vez foi nossa colaboradora Jessica que fez do livro que compramos para ela na Bienal. Esse livro foi lançado em 2011 e compramos ele na Bienal desse ano por apenas R$ 5,00. Se você gostou do livro vimos  o preço dele no site da Americanas e está super em conta também apenas R$ 8,97.



Titulo: A fábrica de sonhos da Pixar - Os ensinamentos dos desenhos que encantam adultos e crianças
Autoras: Robert Velarde
Editora: Universo dos livros
Páginas: 206
Ano de lançamento: 2011














Sinopse:
"São muitos os desenhos da Pixar que encantam adultos e crianças, em todo o mundo. Porém, muitas vezes, ao prestarmos atenção apenas na história e nas maravilhosas animações deixamos de observar que, além de um belo visual, existem diversos conceitos que podem ser apreendidos e levados para nossa vida.
Temas como autoconhecimento, amizade, família, coragem, crescimento espiritual, entre outros, são abordados nestes desenhos e, se bem compreendidos, podem nos auxiliar a nos tornarmos pessoas melhores.
Em A fábrica de sonhos da Pixar você vera que essas animações trazem ensinamentos para sua vida e, assim será possível fazer uma reflexão de como torna-lá melhor, baseando em valores como senso de justiça, família, amor, criatividade e capacidade de sonhar"

Resenha:
As animações da Pixar são muito famosas no mundo todo, e acredito que a maioria de vocês que estão lendo esta resenha já devem ter assistido pelo menos um dos lindos filmes criado pela Pixar, suas histórias cativam não só as crianças, mas também muitos adultos.
O livro de Robert Velarde é uma forma incrível de "mergulhar" no universo das animações e entender um pouco melhor as mensagens que cada uma delas nos traz, muitas vezes estamos tão maravilhados com a história e a perfeição dos personagens que acabamos não nos atentando as diversas mensagens dos filmes, o autor nos mostra o que cada filme pode nos ensinar para deixar nossa vida ainda melhor, ele nos mostra cada um desses temas divididos em tópicos, no total o livro traz 12 tópicos sendo eles:
1. Virtude e sabedoria
2. Esperança e Imaginação
3. Identidade
4. Justiça
5. Amizade
6. Humor
7. Família
8. Coragem
9. Aventura
10. Ambição
11. Tecnologia
12. Amor

Em cada tópico Robert nos mostra uma grande analise do tema em relação aos filmes, utilizando alguns aspectos filosóficos, mas na maioria deles cristãos, porém ele deixa bem claro que sua intenção não é transformar as histórias da Pixar em parábolas cristãs, que o verdadeiro objetivo dele ao escrever este livro era mostrar a presença de grandes virtudes que os filmes oferecem.
Podemos notar que nos dois primeiros tópicos "virtude e sabedoria" e "Esperança e Imaginação" o autor traz uma analise mais ampla do contexto de abordagem do livro, já nos demais temas, Robert concentra as observações diretamente no conteúdo dos filmes, e faz a analise de cada tema utilizando um filme como foco principal, porém ele menciona outras animações que também são importantes para o mesmo tema.
No final de capa capítulo o autor deixa algumas questões para discussão sobre o tema que foi abordado.
Além dos 12 capítulos com os temas principais o livro ainda traz um capítulo de conclusão, onde o autor faz suas considerações finais sobre um geral do que foi abordado sobre os filmes e também sobre o cristianismo.

"A sabedoria segundo a Pixar é fundada nas virtudes e expressada por meio das histórias. Seja mediante brinquedos que ganham vida, insetos que procuram justiça, carros que embarcam em inesperadas aventuras ou robôs futuristas qye encontram o amor, as animações da Pixar nos emocionam e nos divertem. Apesar de os filmes terem uma grande dose de imaginação, no fundo, podemos nos identificar com os personagens e suas circunstâncias."
Pág,170

O livro ainda traz 3 anexos. Anexo A - Os roteiros da Pixar, neste primeiro o autor traz informações e curiosidades sobre os filmes: Toy Story 1, Vida de Insento, Toy Story 2, Monstros S.A, Procurando Nemo, Os Incríveis, Carros, Ratatouille, Wall-E e Up Altas Aventuras. No Anexo B - Curtas-metragens da Pixar, neste o autor mostra os curta metragens que acompanharam estes filmes em seus lançamentos, porém como são curta-metragens eles acabam não tendo uma grande visibilidade assim como os longas, elas são: Coisas de pássaros, Knick knack, Pular, O homem de uma banda só, Quase abduzido, Presto e Partly Cloudy. No Anexo C - Guia para discussão sobre os filmes, Robert faz o levantamento de algumas questões relacionadas a cada filme que foram citados no livro.









































Eu amo animações, e por este motivo, quando vi o livro fiquei com muita vontade de lê-lo. Eu gostei muito do livro, pois o autor consegue extrair a essência de cada filme de um jeito muito interessante, e a forma com a qual ele coloca isso em cada capítulo nos faz enxergar mensagens importantes que as vezes acabamos não percebendo quando assistimos aos filmes. 

Espero tenham gostado!

Beijos,




                                                                                                      



16 comentários:

  1. Não conhecia esse livro,gostei da resenha
    Beijos
    / Hair & Makeup/

    ResponderExcluir
  2. Que fofinho!
    Deve ser bem gostoso de ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Lembro que comprei esse livro em uma banca de jornal há alguns anos atrás..
    E adorei conhecer a história por trás das animações <3

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  4. Que história incrível, já quero conhecer! Sua resenha ficou maravilhosa. Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
  5. Só de ver que é um livro da pixar já da vontade de ler, sério muito infância isso, e adorei conhecer, deve ser um ótimo livro para ter sempre pra ajudar a motivar, eu amei sua resenha muito bem feita ♥
    lravilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que bacana. Sempre a gente tira uma lição das animações.

    Big Beijos
    Lulu on the Sky
    YT - Meu Canal

    ResponderExcluir
  7. Eu acho mais fácil tirar lições das animações do que de muito filme adulto e famosinho que tem por ai haha
    Deve ser um livro muito interessante, gosto de entender o conceito por trás das criações.

    www.cupidobrega.com.br


    ResponderExcluir
  8. Que amorzinho, fiquei com vontade de dar uma olhadinha no livro de perto, parece bem bacana de ler e ver mais sobre esse universo mágico


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  9. Não sabia desse livro, parece muito bom, gostei da resenha. Eu sou uma amante dos desenhos da Pixar, eles realmente encantam não só crianças mas como adultos tb. Gostei de conhecer o livro, me parece uma ótima leitura agora que as férias estão chegando :)

    Bom domingo, beijos meninas ^_^
    Maki & Vana
    http://ourpinkunicorns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser uma graça! Adorei a resenha!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  11. Oi meninas!

    eu imagino que deve ser uma delicinha ler esse livro e desvendar toda essa magia por trás das animações <333 vocês encontraram o livro num preço MUUUUITO BOM

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  12. ai que maximo, eu adoro animação, esse livro deve ser msm incrivel!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada pela Pixar, quero esse livro ja!
    Beijos.

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia, mas PRECISO TER ESTE LIVRO EM CASA AGORAAAAAAAAAAAAA!!!!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que fofura, meninas. Eu gosto de vários personagens da Pixar, deve ser uma ótima leitura ^^

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir

Only Inspirations - por Thaiane e Thalita Feito com ♥ por Lariz Santana