24/09/2018

Dicas para um flatlay perfeito!!

Oi!! Apesar de não sermos experts em fotografia, uma coisa que amamos é pesquisar maneiras de melhorar as nossas fotos, como nesse mês que passou indicamos flatlays para seguir, hoje vamos dar algumas dicas de como fazer o flatlay perfeito.
Mas antes vamos explicar o que é flatlay e como surgiu, nessa técnica os objetos a serem fotografados são organizados em uma superfície plana e fotografados de cima, dando ênfase tanto na composição inteira como nos detalhes de cada objeto.

Essa técnica que em seu inicio era conhecido como “Knolling”, e surgiu em 1987, quando um funcionário de uma fabrica de móveis, organizou coisas espalhadas sobre uma mesa, formando ângulos de 90 graus.

Mas foi em 2009 que a técnica despontou em forma de arte, quando o escultor Tom Sachs a adotou, surgindo assim as fotografias flatlays.

1. Iluminação
Assim como em qualquer estilo de foto a iluminação é o ponto principal para se obter uma boa foto de flatay. De sempre preferencia a luz natural posicionando os objetos a serem fotografados perto de janelas ou portas. Se não tiver como e precisar usar a luz artificial a posicione da melhor maneira para evitar sombras.


2. Fundo

Já falamos no começo do post que nesse estilo de foto é usado como fundo uma superfície plana, mas não precisa ser necessariamente um fundo branco, apesar de ser mais fácil deixar tudo harmonioso e é uma das maneiras  que utilizamos, você também pode brincar com cores e texturas que tenham a ver com o tema escolhido para o flatlay. Se você está começando assim como a gente mas cansou do fundo todo branco opte por tons neutros ou superfície de madeira.



3. Cores 
Trabalhar com uma paleta cor, ajuda a montar composições mais harmônicas, se optar  por mais de uma paleta procurem as que conversem entre sim. Como estamos no começo sempre escolhemos uma cor e procuramos objetos com a mesma cor ou em outros tons para montar a composição.


4. Organização dos objetosBrinque com os ângulos, você não precisa deixar tudo simétrico, nesse tipo de fotografia assimetria também é bem vinda, mas procure equilíbrio, posicione objetos em posições opostas deixe espaços iguais ou desiguais entre eles, mesmo que no final fique um pouco desalinhados. Mas o mais importante nessa dica é você tirar várias fotos e analisa-las na máquina mesmo e for adequando os objetos, de acordo com que achar mais harmônico e bonito.
5. TemaO tema funciona mais ou menos como as cores, escolhendo um ajuda na composição final da foto e a escolher objetos para ela, procure elementos que tenham uma conexão.
Gostaram das dicas? Já tiraram foto nesse estilo? Conhecem alguma outra técnica?Beijos


19 comentários:

  1. Ótimas dicas, achei que deu um toque super fofo nas fotos
    Novo post no blog!

    ResponderExcluir
  2. Acho bacana quem sabe montar um flatlay.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  3. Eu amo fotos assim, preciso treinar mais e aprender a tirar, porque acho lindo!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Que lindooos! Amei as dicas! É ótimo para organizar o feed do instagram e até mesmo para os posts nos blog. Estava mesmo precisando dessas dicas <3

    Beijoos

    https://pimentacommenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Como meu ig é literário essa técnica é o que mais uso nas fotos, rs. Eu acho bem dificil fazer uma composição legal, mas estou começando a pesquisar para comprar uns objetos que possam servir na maioria das fotos ☺ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei a técnica <3. Vou dar uma testada mais pra frente pra postar algumas fotos no instagram. Essas fotos foram feitas por vocês? Se sim, são lindas!
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  7. Que demais as dicas eu preciso muito melhoras as minhas fotos para os produtos da loja, post salvo nos favoritos para colocar tudo em prática neste final de semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. eu adoro esse estilo de fotografia, me arrisco as vezes

    beijo
    Adoletas

    ResponderExcluir
  9. Eu amo fotografia, e as minamalistas são as que mais me atrai

    dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu acho bem lindas essas fotos de objetos fofos fotografados de cima, nem sabia que o nome desse estilo se chamava flatlay! Bacana :)
    Eu já tentei tirar algumas fotos assim, mas sei lá tenho a impressão de que sempre saem tortas hahahhaha :/

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. ah eu adoro esse estilo de foto, adorei esse post cheio de boas dicas!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  12. AAAA eu não conhecia o flatlay, já vi sim no instagram/blog mas não sabia que tinha nome. Adorei as dicas e salvei o post!
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Muito legal meninas! Realmente uma boa iluminação faz uma boa foto. Tento sempre ficar atenta para esse detalhe na hora de fotografar. Beijo, beijo :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre opto pela iluminação natural, por isso amo dias com sol! Porque esses dias são os que melhor tem iluminação. Quando tá nublado, não consigo nada muito bom :( Acho que a parte mais difícil pra mim, em fotografar flatlay, é a organização dos objetos. Porque as vezes deixo as coisas ou arrumadas demais ou bagunçadas demais, nunca fica perfeitinho, sabe? Haha! Uma vez só que consegui fotografar um livro fazendo uma boa composição. Mas já vou salvar esse post de vocês pra ler e me inspirar sempre que for fotografar algo novamente.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei essas dicas, vou aderi-las logo, amo fotos nesse estilo!
    Adorei o post
    Beijos
    www.opsquerida.com.br/
    www.instagram.com/siteopsquerida

    ResponderExcluir
  16. Olá meninas, esse estilo de foto é o meu favorito, eu amo produzir flatlays para meu blog e instagram, gostei muito das dicas e das fotos, inspiradoras!

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  17. São detalhezinhos que fazem toda a diferença né!
    Adorei as dicas e as inspirações :)

    bjs
    http://www.tpmbasica.com.br/2018/09/lancamentos-beauty-fair-2018.html
    youtube.com/tpmbasica

    ResponderExcluir

Only Inspirations - por Thaiane e Thalita Feito com ♥ por Lariz Santana